sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Entrega dos Trabalhos no dia de Reis 2013

Entrega dos Trabalhos no dia de Reis

Esta Cerimônia se realiza somente após o encerramento dos trabalhos de Dia de Santos Reis (dia 6 de Janeiro), em 2013 iremos realizar no Sábado dia 05 de Janeiro as 18h.
É o momento de que cada fardado refletirá sobre o ano que se passou, fazendo um balanço de todas as suas atividades espirituais durante o ano que se encerra. Neste balanço observações as nossas ações durante o ano, nossas frequências e alterações (benefícios, apuros, instruções e disciplinas recebidas). 
Ao começo do trabalho a irmandade deve-se alertar para realizar este exame de consciência nos dias que antecedem o trabalho dos Santos Reis.
Em Igrejas antigas do Santo Daime, o Presidente do Centro escolhe entre os membros mais antigos da irmandade aqueles que irão receber os trabalhos dos demais. As pessoas designadas para receber os trabalhos permanecem sentadas dentro do salão da Igreja, os fardados individualmente se aproximam em filas para entregar individualmente os trabalhos dizendo a seguinte afirmativa:
“Na Santa Paz de Deus eu recebi os meus trabalhos. Na Santa Paz de Deus eu entrego os meus trabalhos com ou sem alterações.”
No Caso, se o seu trabalho foi Com Alteração você fala “com alteração”, caso o seu trabalho seja sem Alteração você fala “ sem altração”.
Segundo o site http://afamiliajuramidam.org/liturgia/servico_de_hinario.htmla afirmativa faz-se da seguinte forma:
Na Santa Paz de Deus eu recebi os meus trabalhos de... (ano) e na Santa Paz de Deus eu entrego os meus trabalhos com (ou sem) alteração, com poucas (ou muitas; ou sem) preces rezadas.

As pessoas encarregadas de receber os trabalhos poderão aconselhar e ajudar o irmão para o ano que se segui.
Ao final do trabalho as pessoas que receberam os trabalhos são acolhidas pelo Presidente da Mesa. Fazendo assim o ritual igual aos tempoe dos Velho Mestre Irineu.
Atualmente, no Céu de São Lourenço da Mata, os trabalhos são entregues de forma coletiva, cada um entrega seu trabalho em pensamento.

Ritual importante na liturgia daimista é a "entrega dos trabalhos" no Dia de Reis, encerramento e ao mesmo tempo abertura do ano litúrgico, como continuidade permanente do ciclo devocional, uma das raras vezes em que se canta o hino de nº 25 do Hinário O Cruzeiro Universal – Oferecimento.

http://www.youtube.com/watch?v=Py8wRPEfTKU

Nenhum comentário:

Postar um comentário